Conheça a AMD
A AMD (Advanced Micro Devices) é uma empresa de semicondutores fundada em 1969 no Vale do Silício, e atualmente é uma das maiores empresa do segmento do mundo, dividindo o mercado de processadores x86 (utilizado em PCs e notebook) com a Intel.
Atualmente trabalha com a família de processadores Ryzen, baseados na arquitetura Zen de segunda geração, série 3000 em desktops e série 4000 em notebooks. Também possui uma linha de placas de vídeo voltadas para PCs e notebooks, além de trabalhar com gráficos profissionais para estações de trabalho e servidores.
Possui cerca de 11.500 funcionários em todo o mundo, alcançando receitas operacionais de aproximadamente US$ 6,7 bilhões em 2019.
AMD no mercado brasileiro
Grande parte do portfólio de produtos da AMD anunciado mundialmente é oferecida também no Brasil. De qualquer forma, a empresa foca no segmento de computadores pessoais tanto na disponibilidade de processadores quanto de placas de vídeos, estas anunciadas com parcerias com diversas empresas (Gigabyte, AsRock, Galax e outras).
Toda a família de processadores Ryzen chegou por aqui, atualmente na sua terceira geração (série 3000), ainda que a linha de CPUs profissionais (Threadripper) conte com uma disponibilidade consideravelmente menor devido ao alto custo. O mesmo acontece com as placas de vídeo, com uma grande disponibilidade de placas de vídeo da série RX.
A chegada da família Ryzen aumentou a competição com a Intel, concorrente direto da AMD, e aqueceu o mercado de CPUs. Porém, são produtos altamente dolarizados, variando consideravelmente de acordo com o câmbio.
Principais segmentos da AMD
A AMD possui basicamente dois segmentos de produtos no Brasil:
Processadores (CPU)
A geração atual é a Ryzen série 3000, baseada na arquitetura Zen de segunda geração, como o Ryzen 5 3600X. Mas ainda é possível encontrar a série Ryzen 2000 (Zen+) e Ryzen 1000 (Zen) à venda com preços mais acessíveis. A geração anterior (Bulldozer) também pode ser encontrada em algumas lojas.
Já os processadores de estações de trabalho (workstations), como o Threadripper 2990W, são mais difíceis de encontrar, contando com um preço consideravelmente maiores do que a família Ryzen.
Placas de vídeo (GPU)
Grande parte da oferta de placas de vídeo se concentra nos produtosRadeon RX, de modelos mais acessíveis como a Radeon RX 550 até versões mais potentes, como a Radeon RX 5700 XT.