Como escolher a placa de vídeo

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes na hora de dimensionar uma máquina para jogos ou trabalhos profissionais. Certamente não é o único, já que são dois cenários que exigem uma consideração criteriosa sobre o processador e a memória RAM, mas possui uma importância imensa. Então vamos entender o que levar em conta na hora de escolher uma.

Como escolher a placa de vídeo ideal 

Diferentemente do que acontece com os processadores, placas de vídeo são mais “simples” de escolher. São bem categorizadas e segmentadas pelos fabricantes, isso tanto por parte da AMD quanto da NVIDIA. E há outra diferença importante: você não escolhe “placas de vídeo da AMD” ou “placas de vídeo da NVIDIA”, mas sim implementações de empresas terceiras, como GigaByte, ASUS, MSI e Galax.

Isso acontece pois AMD e NVIDIA produzem o chip, e esses fabricantes usam seus chips em seus modelos de placa de vídeo. Cada um deles utiliza sua própria solução térmica, assim como clocks diferenciados para conquistar o consumidor. Isso significa que dois modelos que utilizam o chip RTX 2060 podem trazer setups diferentes, além de comportamentos diferentes.

A dica aqui é escolher modelos de sejam capazes de refrigerar bem o chip, além de maximizar seu potencial. Diversos modelos trazem overclock de fábrica, cobrando um extra por isso, mas entregando uma performance superior equivalente. Sobre as categorias de desempenho, veremos isso mais para frente. 

Vale a pena investir numa placa de vídeo externa?

Como vimos, placas de vídeo são fabricadas por terceiros, que trabalham com designs diferenciados e implementações próprias. Porém, o preço não foige muito de uma “média”, com alguns sendo mais baratos e outros mais caros. No exemplo que demos acima, uma ASUS GeForce RTX 2060 pode custar mais caro do que uma Zotac RTX 2060, mesmo que tragam o mesmo chip.

Ou seja, devemos escolher o chip capaz de atender nossas necessidades e então escolher o modelo mais apropriado. Alguns trazem mais memória RAM, por exemplo, o que pode ser um diferencial e tanto. Outros trazem refrigeração líquida, que pode fazer mais sentido de acordo com o perfil de máquina.

Modelos de placa de vídeo

Levando em consideração a referência utilizada pelas placas de vídeo NVIDIA, temos a seguinte segmentação:

Placas de vídeo básicas

Temos os chips GT 1030 até modelos mais avançados, como a GTX 1050, GTX 1050 Ti e até mesmo a GTX 1650. Cada uma delas conta com dezenas de modelos, e já são capazes de oferecer um nível de desempenho considerável, com o modelo Radeon RX 550 sendo um bom representante da AMD.

Placas de vídeo intermediárias

Aqui temos modelos como a GTX 1660 Ti, RTX 2060 e RTX 2070, que já contam com gerações novas anunciadas (RTX 3060 e RTX 3070), mas que mantém a categorização da geração anterior. Do lado da AMD temos a Radeon RX 5600 XT como uma boa representante.

Placa de vídeos avançadas

Aqui já entramos no território dos chips RTX 2080, RTX 2080 SUPER,  e Titan RTX que também contam com gerações mais recentes, como a RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090, um dos modelos mais rápidos do mundo. Do lado da AMD já temos a RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900.

Como funcionam as ofertas de placas de vídeo no Canaltech Ofertas

Acessando a página de aparelhos de placas de vídeo do Canaltech Ofertas você tem acesso a promoções exclusivas com os melhores preços da internet. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores GPUs do mercado como também verifica se elas estão ativas, especialmente no caso dos modelos mais avançados

Então não deixe de conferir nossa página exclusiva de placas de vídeo e escolha a melhor opção para você!

Ofertas de Placas de Vídeo

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.