Como escolher uma Placa mãe

Se a CPU é o cérebro da máquina, a placa-mãe pode ser considerada o corpo. Todos os componentes são conectados a ela, como processador, memória RAM, placa de vídeo, memória RAM, discos rígidos, SSDs e fonte de energia. Ela conta com esse papel de “intermediar” todos esses componentes, permitindo que cada um deles expresse o máximo do seu poder de foco. Mas como saber quando é a hora de trocar a placa-mãe?

Como saber quando é a hora de trocar a placa-mãe

Há, basicamente, dois principais motivos para trocar a placa-mãe, caso ela não apresente defeitos (aí não tem muito o que fazer, né?). O principal é a falta de suporte a um novo processador, algo que acontece principalmente com a Intel, que troca de soquetes de processador com mais frequência. 

Caso você opte por um processador mais recente, é necessário observar a compatibilidade do soquete, como LGA 1150, 1151 e assim por diante. Já a AMD trabalha com o AM4 há alguns anos, mas isso mudará com a próxima geração do Ryzen em 2021, e pode ser necessário buscar uma placa-mãe de acordo.

O segundo motivo é a limitação de recursos. Pode ser necessário expandir a quantidade de memória RAM e não há mais slots disponíveis, exigindo um modelo mais avançado. Ou mesmo um padrão mais recente de placa de vídeo, como PCI 4.0, assim como slots de armazenamento mais modernos ou em maior quantidade. Nesses casos, pode ser necessário substituir a placa-mãe.

Como escolher uma placa-mãe para meu computador

É importante escolher a placa-mãe de acordo com as necessidades imediatas e de médio prazo. Por exemplo, se você considera colocar mais memória RAM no futuro, é importante já escolher um modelo com slots disponíveis. O mesmo é válido para mais placas de vídeo e conexões mais modernas de armazenamento. Isso no caso dos desktops, claro, já que notebooks, mesmo os gamers, não permitem a substituição de placa-mãe.

Melhores marcas de placa-mãe

A grande maioria dos fabricantes de placas-mãe trabalha tanto com Intel quanto com AMD, e alguns deles se destacam:

ASUS

Uma das principais empresas do segmento, trabalha com os modelos Prime B450M Gaming (AMD básico) e TUF Gaming X570-PLUS (AMD avançado). Do lado da Intel temos a TUF H310M-Plus Gaming, que suporta modelos até a 9ª geração.

ASRock

Outro destaque no segmento, oferece modelos como a X570 Phantom Gaming 4S (AMD) e a Z390 Phantom Gaming SLI/ac (Intel), esta última sendo uma das mais completas dessa geração.

Gigabyte

Foca em modelos mais acessíveis, reservando as placas-mãe mais avançadas para a Aorus. Destacamos os modelos GA-A320M-S2H (AMD) e B365M DS3H (Intel), ambos com foco em custo-benefício.

Como funciona as ofertas de placa-mãe no Canaltech Ofertas

Acessando a página de placas-mãe do Canaltech Ofertas, tanto dos modelos AMD quanto Intel,  você tem acesso a promoções exclusivas com os melhores preços da internet. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas.

Então não deixe de conferir nossa página exclusiva de placas-mãe básicas e avançadas e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Placa Mãe

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.