Como escolher monitor para seu computador

Comprar um monitor novo é uma tarefa mais difícil do que parece. Mais do que uma grande variedade de marcas e modelos, cada um deles foca em um aspecto específico. Há monitores para gamers, para designers, modelos retos, curvos, enfim, uma enorme quantidade de aspectos para se levar em consideração. E este artigo foi criado exatamente para ajudar você a escolher seu modelo novo.

Como escolher monitores (resolução FHD, 4K, tempo de resposta, FreeSync, etc)

Vamos separar esses recursos em algumas categorias, mas lembramos que diversos modelos trazem duas ou mais delas em um único produto:

Resolução

Monitores básicos trabalham com resoluções HD (1366 x 768), ou mesmo Full HD (1920 x 1080), enquanto os mais avançados trabalham com resolução QHD, ou 2K (2560 x 1440), chegando ao 4K. Como vocês podem ver, são valores que mantém o aspecto 16:9, o mais comum, mas nem sempre é o caso.

Há modelos com proporções de cinema, o 21:9, sendo mais “compridos” que os 16:9. Geralmente encontrados em modelos gamer e para design, temos resoluções como 2560 x 1080, ou mesmo 3440 x 1440 nos mais caros. São modelos maiores, e é importante ver se há espaço suficiente na mesa. Afinal, alguns deles passam das 34 polegadas de tamanho.

Lembramos que resoluções maiores exigem mais processamento gráfico, então é importante avaliar se a máquina em questão possui componentes poderosos o suficiente para lidar com resoluções maiores. É o caso de monitores 4K, por exemplo.

Frequência

A grande maioria dos monitores trabalha com 60 Hz, ou seja, 60 atualizações por minuto. É o suficiente para a grande maioria das pessoas, e mesmo profissionais não necessitam de taxas maiores, focando em qualidade de imagem e precisão de cor. 

Já gamers se beneficiam de frequências maiores, como 120 Hz, 144 Hz, 240 Hz e até mesmo 300 Hz, já que oferecem mais fluidez na hora de jogar. Assim como a resolução, a frequência da tela também é taxativa na configuração, já que exige mais processamento gráfico.

Painel

Modelos mais básicos trabalham com painéis TFT, oferecendo uma qualidade bastante básica, enquanto modelos um pouco mais avançados usam o IPS. Além de oferecer uma qualidade de cores melhor, o painel IPS conta com ângulos de visão superior, o que melhora a experiência de uso do consumidor.

Modelos mais avançados contam com tecnologias mais sofisticadas (e caras). É o caso da tecnologia QLED e OLED, oferecendo a mesma (altíssima) qualidade de imagem das TVs premium. Ainda pouco comuns no Brasil, oferecem uma experiência consideravelmente superior aos modelos convencionais, mesmo os que utilizam a tecnologia IPS.

Tecnologias

Alguns modelos trazem tecnologias dedicadas, como é o caso do FreeSync e o VSYNC, que permitem uma taxa variável de frames na tela. Ou seja, são telas que não ficam com atualização constante de 60 Hz, mas sim de acordo com o necessário. 

Games, por exemplo, podem ter 75 frames em um momento, 91 em outro, e o monitor atualiza somente esses gerados. Isso permite menos problemas de sincronia, como stuttering e ghosting, e são mais comuns em modelos com taxas maiores, como 144 Hz e 240 Hz.

Cuidados com seu monitor 

Monitores são produtos que costumam funcionar por anos a fio sem qualquer problema, mas alguns cuidados são importantes. Não devemos pressionar a tela em nenhum momento, já que isso pode danificar o painel, assim como não se deve posicioná-lo de forma a forçar sua estrutura, evitando danos aos componentes internos. Usar a base original, ou usar o suporte adequado (como o VESA) elimina esse risco.

Outro ponto é a limpeza. Não se pode usar produtos abrasivos, que podem manchar o painel, e sim soluções apropriadas vendidas em lojas de informática. Na falta deles, um pano úmido já resolve, com cuidado para evitar entradas e conectores elétricos, como energia, HDMI, DisplayPort e assim por diante.

Por fim, é importante não deixar o monitor com uma imagem estática, que pode forçar os pixels e causar problemas. Isso pode ser resolvido tanto com um protetor de tela quanto com um timer para desligá-lo depois de alguns minutos sem uso.

Como escolher o melhor monitor para jogar e trabalhar

Monitores para jogos costumam ser maiores e trazer taxas de atualização maiores, além de contar com tecnologias próprias. Além disso, trazem visuais mais agressivos, exatamente para criar uma atmosfera de imersão para o gamer que busca a melhores qualidade possível.

Já monitores para trabalhar focam em qualidade de painel e design, especialmente os otimizados para produção de vídeo e trabalhos criativos. Isso acontece pela exigência de uma precisão de cores maior, por exemplo, o que exige um painel mais sofisticado, seja ele IPS, OLED ou QLED.

Marcas mais famosas de monitores

Temos quatro grandes marcas no Brasil, cada uma delas com sua identidade visual e foco de mercado:

Samsung

Trabalha com basicamente todos os segmento de monitor, indo de modelos básicos com resolução HD até os modelos premium, como o LC24FG73FQLXZD, que conta com todas as tecnologias que vimos neste artigo, trazendo inclusive um painel QLED.

LG

Principal concorrente da Samsung em todos os segmentos, vende modelos básico e avançados. É o caso do 34WK650, modelo curvo e IPS com 34 polegadas e suporte a HDR10, sendo um dos mais recomendados para filmes e séries.

BenQ

Bastante conhecida pelos gamers, conta com o modelo Zowie XL2540, que trabalha com resolução Full HD e taxas de atualização de impressionantes 240 Hz.

AOC

Se destaca no segmento básico, mas conta também com modelos mais avançados. É o caso do 24G2/BK, que usa o W-LED (acrescendo um pixel para branco junto com o RGB), e frequências de até 144 Hz.

Como funciona as ofertas de monitores no Canaltech Ofertas

Acessando a página de monitores do Canaltech Ofertas você tem o benefício de encontrar as principais promoções que encontramos. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas, já que muitos modelos aparecem em promoções relâmpago e ficam pouco tempo no ar, especialmente os modelos voltados para gamers e uso profissional.

Então não deixe de conferir nossa página exclusiva de monitores, independentemente do segmento, e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Monitores

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.
2d Monitor Gamer AOC Hero 24" 144Hz IPS 1ms AMD FreeSync 24G2
Amazon

R$1.36900

em 10x sem juros Frete grátis

Monitor Gamer AOC Hero 24" 144Hz IPS 1ms AMD FreeSync 24G2