Como escolher memória para seu computador

Memória RAM está presente em praticamente todos os tipos de eletrônicos que podemos imaginar, de Smart TVs a servidores de alto desempenho. Nossos computadores não funcionam sem ela, ou mesmo podem funcionar mal se não houver memória o suficiente. Mas o que é memória RAM, afinal de contas?

O que é memória RAM

Computadores trabalha com a Arquitetura de von Neumann, sendo a memória principal do sistema. A CPU trabalha com os dados copiados da memória secundária, o armazenamento (HD ou SSD), copiando dados para a memória RAM quando precisar deles. 

Isso acontece pois a memória RAM é muito mais rápida do que qualquer solução de armazenamento do mercado, acessando dados aleatórios com uma velocidade impressionante. E é isso que dá nome a ela, inclusive, já que “RAM” significa “random access memory”, ou “memória de acesso aleatório” em tradução livro.

Tá, mas isso não ajuda muito, né? Hora da analogia: imagine uma mesa de escritório com diversas gavetas cheias de documentos. Quando você precisa ler um documento você o tira da gaveta, coloca em cima da mesa e o analisa. Terminando o processo, você guarda o documento com as alterações novamente na gaveta. Aqui a memória RAM é a mesa, o armazenamento é a gaveta e você é o processador. 

Sempre que o processador precisa manipular dados, ele copia do disco rígido ou SSD para a memória RAM, processa os dados e armazena as alterações. Isso acontece pois a memória RAM não armazena dados sem energia elétrica. Ou seja: acabou a luz, um abraço. Então guardam os dados sempre que terminar a operação. 

Sabe aquele tempo que a máquina demora para ligar? Basicamente é o processo de cópia do disco para a memória RAM. Quando desligamos acontece o processo inverso, quando a máquina “salva” os dados da memória RAM no armazenamento.

Existe diferença de memória RAM para notebook e desktop?

Basicamente, o tamanho. Notebooks não trazem tanto espaço quanto os desktops, exigindo pentes de memória menores. E, por contarem com menos espaço, costumam trazer capacidades menores. Os chips de memória são os mesmos, mas há uma área menor para colocá-los.

Em termos mais técnicos, a memória RAM dos notebooks é do tipo SO-DIMM, com o “SO” significando “Small Outline”, comparando-o com o DIMM dos desktops. Um é uma versão menor do outro. Isso para todas as gerações, com o padrão DDR4 sendo o mais comum atualmente, ainda que diversas máquinas utilizem o DDR3.

Melhores marcas de memória RAM

Há uma quantidade enorme de empresas que vendem memória RAM, e no geral a qualidade dos produtos de todas elas é muito boa. Modelos e fabricantes pouco competitivos logo são colocados de lado, já que trata-se de um setor com altíssima concorrência, já que se trata de uma tecnologia de ponta.

Algumas marcas, porém, se destacam. É o caso tanto da Kingston quanto da HyperX, sua divisão de alto desempenho, Corsair, XPG e Patriot. Isso não significa que sejam as únicas, mas são as mais famosas e bem avaliadas no Brasil. Cada uma dela trabalha com diferentes linhas, cada uma mirando em um segmento de produtos e oferecendo velocidades e recursos (como luzes RGB embutidas) diferentes.

Como funciona as ofertas de memória RAM no Canaltech Ofertas

Você pode acessar a página de memórias RAM do Canaltech Ofertas para ter acesso às principais promoções que encontramos. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas, e sempre pesquise o modelo que seja compatível com o seu desktop ou notebook.

Acesse nossa página exclusiva de memórias RAM e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Memória para Computador

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.