Como funciona as Lâmpadas Inteligente (LED)

Transformar nossas residências em casas inteligentes está se tornando cada vez mais comum. Ainda estamos longe de cenários que hoje podem ser considerados ficção científica, muito comuns em alguns filmes e séries, mas estamos no caminho certo. 

Já temos o ponto de partida, que é controlar a iluminação de nossas casas, onde podemos controlar a intensidade, temperatura de cor e até mesmo ligar e desligar a luz com o smartphone ou comando de voz. Então vamos conversar um pouco mais sobre este assunto.

Quais são os tipos de lâmpadas inteligentes

Temos diversos tipos de lâmpada no varejo, e elas podem ser classificados por tipo. Vamos listar aqui os principais, mas ressaltamos que, dependendo do modelo, elas podem ter uma ou mais das funções abaixo.

Controle de brilho

Lâmpadas “comuns” geralmente trabalham com uma intensidade fixa de iluminação, que varia de acordo com sua potência. Já as lâmpadas inteligentes usam LEDs especiais que, além de economizar energia, permitem o controle da intensidade de luz. Já imaginou diminuir o brilho na hora de assistir aquele filmes? Ou aumentá-lo para trabalhar? Algumas chegam até a fazer isso de forma automática!

Temperatura de cor

Geralmente escolhemos lâmpadas “quentes” para ambientes de descanso (quarto) e “frias” para ambientes movimentados (sala, cozinha), mas as lâmpadas inteligentes dão um passo adiante: não apenas permitem variar entre um e outro, como também escolher dentro de um grande espectro de cor. Já imaginou sua sala com iluminação roxa ou a área de serviço verde?

Câmeras embutidas

Algumas lâmpadas trazem uma câmera de segurança embutida, o que é uma maravilha. Explico: você não precisa passar cabos de energia, coaxiais ou de internet, bastando apenas utilizar o soquete de energia de uma lâmpada comum (E27, por exemplo). Com energia disponível, basta conectá-la à rede Wifi e instalar quantas quiser, criando um “circuito de câmeras” muito bem posicionado em qualquer ambiente. E sim, elas também iluminam.

Caixas de som

Aqui temos realmente a definição de “som ambiente”. As lâmpadas trazem caixas de som embutidas que podem funcionar tanto via Bluetooth quanto pela rede interna. Algumas permitem até utilizar várias delas simultaneamente, criando um “sistema surround” sem fios em toda a casa.

Qual é o tipo de lâmpada inteligente para cada ambiente

Todas as lâmpadas podem perfeitamente ser utilizadas em qualquer ambiente da casa, em especial quando levamos em consideração que muitas delas trazem diversas das funções que vimos no item anterior. De qualquer forma, é importante fazer um planejamento inicial antes de comprar diversos modelos.

Por exemplo, não faz muito sentido utilizar uma lâmpada com câmera embutida...na área de serviço, não? Quer dizer, pode ser uma área de serviço aberta, em um quintal, o que muda o cenário. Ou mesmo utilizar uma lâmpada com som no banheiro...ainda que, bom, qual é o mal de tomar banho escutando música?

Enfim, é uma questão de dimensionar corretamente os recursos de cada modelo de acordo com suas necessidades antes de sair por aí comprando. Afinal, temos um número fixo de soquetes disponíveis, e diversas funções interessantes para levar em consideração.

Marcas e modelos mais conhecidas

Variedade de recursos é o que não falta, assim como modelos disponíveis no mercado, sejam produtos nacionais ou importados. Os que mais se destacam, porém, são focados apenas nas suas funções de iluminação (quem diria, hein?):

Philips Hue

Este modelo praticamente “criou” o segmento de lâmpadas inteligentes, sendo vendidas tanto individualmente quanto em kits. Permitem controlar a intensidade e a cor da iluminação, inclusive com integração com a Alexa, assistente pessoal da Amazon disponível na linha Echo. Só não se tornaram tão populares por terem um preço mais salgado do que a média.

Xiaomi Mi LED Smart Bulb

Consideravelmente mais acessível do que a Hue, em com basicamente os mesmos recursos e pode ser controlada tanto pelo aplicativo próprio (Mi Home) quanto pela integração com assistentes pessoais (Alexa e Google Assistente).

Positivo Smart 

As lâmpadas da Positivo fazem parte de uma família de equipamentos criados especificamente para automação residencial. Podem ser controladas tanto de maneira direta quando pela integração com a Alexa.

Osram LED RGB

O modelo mais acessível da lista trabalha de forma independente, trazendo controle de brilho, várias opções de cor e até mesmo caixa de som embutida. Porém, só pode ser controlada pelo controle remoto que vem na embalagem, sem Bluetooth ou integração com assistentes pessoais.

Como funciona as ofertas de lâmpada inteligente no Canaltech Ofertas

Acessando a página de lâmpadas inteligentes, independentemente do tipo, dentro do Canaltech Ofertas você tem o benefício de encontrar as principais promoções que encontramos. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas, garantindo um valor competitivo desde que a oferta ainda esteja disponível

Então não deixe de conferir nossa página exclusiva de lâmpadas inteligentes e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Lâmpada de LED

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.