Conheça a Intel

A Intel Corporation é uma empresa americana fundada em 1968 conhecida por produzir processadores para desktops e notebooks, mas que também fabrica processadores gráficos, chips embarcados e memórias flash. Uma curiosidade sobre a empresa é que o seu nome é um acrônimo de Integrated Electronics, assim como a famosa “Lei de Moore” recebeu esse nome graças a Gordon Moore, um dos fundadores da empresa junto com Robert Noyce.

Avaliada em US$ 268.86 bilhões em 2020, a Intel é uma das maiores corporações do mundo, empregando mais de 100 mil pessoas no mundo inteiro. Ainda que famosa pelas CPUs, teve importantes contribuições na implementação dos padrões PCI express, utilizados em placas de vídeo, e do USB (Universal Serial Bus). Além de, claro, da arquitetura x86 utilizada em basicamente todos os computadores do mundo.

Intel no mercado brasileiro

Basicamente todos os produtos da Intel anunciados no mercado mundial chegam no Brasil. Isso acontece tanto pela venda direta de componentes em sites conhecidos, como CPUs, memórias SSD e Optane, quanto pelos desktops e notebooks que trazem componentes da marca. 

A Intel possui um site totalmente em português com os principais detalhes de cada um dos seus produtos, com explicações detalhadas e de cada uma das gerações. É possível, inclusive, comparar gerações para observar as diferenças.

Principais segmentos da Intel

Atuando em uma enorme quantidade de segmentos, a Intel possui diversos focos que podemos apontar aqui:

Chips de CPU e GPU

Aqui podemos incluir tanto os processadores da linha Intel Core, como Core i5 e Core i7, quando os chips gráficos da empresa, conhecidos popularmente como “Intel HD” ou “Intel UHD”. É o caso, por exemplo, do Intel® Core™ I7-10700K, com 8 núcleos da décima geração da empresa, e dos gráficos UHD Intel® 630, capazes de suportar a resolução 4K.

Temos também as linhas mais simples, como Celeron, Pentium e a Atom, esta última abandonada nos últimos anos.

Tecnologias

Como vimos, a Intel é responsável por grande parte das tecnologias que utilizamos em nosso dia a dia, do USB ao PCI Express das placas de vídeo. Trabalha também com chips para conexão sem fio, caso do AX201, que já suporta o padrão Wifi 6 (Wifi ax). Podemos incluir aqui também os chipsets da empresa, que mudam conforme a geração do produto.

Módulos

A Intel também trabalha com diversas soluções próprias de módulos ASIC e FPGA, além de ter uma forte presença no segmento corporativo. Este conta com a linha Xeon de processadores, além de soluções próprias de armazenamento, que também podem ser encontradas em workstations que usem as soluções da empresa.

Ofertas Intel

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.