Como escolher itens de Informática

Comprar componentes pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Afinal, há mais de uma opção possível para cada item, muitas marcas e níveis de necessidade diferente. Nem sempre vale a pena investir em um item mais caro se o mais barato já resolve o problema em questão. Especialmente no quesito desempenho, que pode variar muito em notebooks e computadores.

Escolhendo o melhor Notebook e Computador

Notebooks costumam ser uma boa opção para quem busca portabilidade, já que basta levá-los de um lugar para outro. Além disso, alcançaram um nível de desempenho suficiente para não deixar o usuário na mão mesmo em tarefas mais pesadas, especialmente os modelos gamer.

Desktops, porém, ainda mantém o trono do altíssimo desempenho, já que comportam diversas placas de vídeo e processadores de altíssimo consumo de energia. Além disso, trazem a vantagem de possibilitar atualizações de componentes individuais tanto pensando em upgrades quanto em substituições.

O que é HD e SSD

Tanto desktops quanto notebooks suportam SSDs e HDs. Aliás, notebooks gamer recentes chegam a oferecer duas entradas para SSDs e uma terceira que pode ser utilizada tanto por HDs quanto SSDs. Se tivéssemos que resumir a diferença entre ambos em uma única frase, seria a seguinte: SSDs são ideais para desempenho, enquanto HDs oferecem mais espaço de armazenamento, ainda que mais lento.

Uma combinação ideal é utilizar SSDs para armazenamento primário (sistema operacional, programas, etc) e um HD secundário para arquivos (músicas, filmes e séries). Vale destacar que notebooks anunciados a partir de 2019 já possibilitam essa opção, não sendo necessariamente obrigatório correr atrás de um desktop (ainda que este conte com mais entradas para HDs e SSDs).

Qual melhor placa de vídeo

Gráficos integrados atualmente são perfeitamente capazes de atender à grande maioria dos tipos de uso. Trabalhos de escritório, navegação na internet, consumo de vídeos e até mesmo edição de imagem mais leve são exemplos disso. Modelos tanto da Intel quanto da AMD são capazes até mesmo de suportar telas 4K sem precisar de uma placa de vídeo dedicada!

Porém, na hora de jogar ou produzir vídeos com resolução maior a coisa muda de cenário. Jogos exigem um modelo como a GTX 1650 da NVIDIA, que é capaz de rodar grande parte dos jogos, e, dependendo do orçamento disponível, é possível optar por uma RTX 2080 Ti para resultados mais realistas.

Como escolher a placa mãe

No caso dos desktops, a escolha da placa-mãe já delimita o propósito da máquina. No caso da AMD, por exemplo, os soquetes de processador são AM4, mas os chipsets variam. Isso significa diferenças de quantidade de memória máxima, quantas placas de vídeo suportará, se tem ou não Wifi embutido, entradas de SSD e HD, e assim por diante. 

O processo de montagem de uma máquina costuma iniciar exatamente por esse componente, já que ele abrigará todos os outros.

Como escolher monitor

É difícil de escolher um monitor “bom em tudo”. Modelos gamer, por exemplo, costumam priorizar a taxa de atualização e o tempo de resposta, partindo da resolução Full HD. Já modelos profissionais costumam focar em resoluções maiores (4K para cima) e em uma maior precisão de cor.

Isso não significa que um modelo de Full HD de 240 Hz seja melhor ou pior do que um 4K de 60 Hz, já que cada um é bom em uma coisa. É essencial saber qual será o propósito do modelo antes de comprar para maximizar seus benefícios.

Diferenças entre Notebook Gamer e PC Gamers para os modelos padrões

Notebooks gamer trazem configurações bastante poderosas atualmente. Marcas como Acer, Samsung, Avell e Lenovo trabalham com as últimas gerações de processadores AMD e Intel, que costuma trazer 8 núcleos e 16 threads em diversas configurações. O mesmo acontece com as placas de vídeo, que chegam até a RTX 2080, a mesma utilizada em desktops, sendo que alguns modelos chegam a trazer duas delas!

desktops possuem configurações com processadores de até 64 núcleos e 128 threads, e chegam a possuir 4 placas de vídeo em SLI ou Crossfire e 256 GB de memória RAM. Como comparação, notebooks raramente passam dos 64 GB de memória RAM.

De qualquer forma, notebooks gamer, mesmo que mais pesados que notebooks comuns, ainda são portáteis, enquanto desktops forma projetados para ficar quietinhos em cima da mesa.

Marcas mais vendidas de peças e monitores para Notebook e Computador

Podemos dividir as marcas mais vendidas em algumas categorias principais:

HD e SSD

Western Digital e Seagate são as principais marcas de HDs mecânicos, e ambas possuem suas próprias linhas de SSD. Já SSDs contam com uma boa quantidade de excelentes marcas, como Kingston, Sandisk, Samsung, Intel e HyperX.

Monitores

No segmento gamer temos modelos excelentes da BenQ, Samsung e Acer, além de modelos mais básicos de marcas como a Warrior. Já monitores profissionais contam com as mesmas fabricantes, com menção honrosa para a Philips.

Placas de vídeo

Ainda que os chips sejam principalmente da NVIDIA e da AMD, as fabricantes de destaque no segmento que usam esses chips são Gigabyte, EVGA, Galax e ASUS.

Como funciona as ofertas de Informática no Canaltech Ofertas

Você pode acessar a página de itens de informática do Canaltech Ofertas para ter acesso às principais promoções que encontramos. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas, e em alguns casos os descontos podem ser realmente grandes!

Acesse nossa página exclusiva de itens de informática, seja monitor, placa de vídeo, desktop, notebook gamer, SSD, disco rígido ou placa de vídeo, e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Informática

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.
5h SSD, Kingston, SA400S37/960G
Amazon

R$78826

em 10x sem juros Frete grátis

SSD, Kingston, SA400S37/960G

+ ofertas desse produto