O que é um HD e SSD

A troca de um HD por um SSD é a melhor atualização que você pode fazer na máquina, e por uma boa margem. HDs, ou discos rígidos, trazem a vantagem de ter um baixo custo por GB, sendo bastante comum vermos modelos com 1 TB ou 2 TB. Por outro lado, são mecânicos, e são consideravelmente mais lentos que SSDs. Estes, porém, trazem um custo por GB maior, mas compensam com uma velocidade pelo menos 10 vezes maior.

E não estamos exagerando: SSDs são absurdamente mais rápidos do que os HDs mecânicos. Não trazem partes móveis, e sim chips de memória de alto desempenho, e se destacam pelo acesso rápido aos dados tanto pequenos quanto grandes. Não é à toa que as máquinas mais avançadas a venda no mercado trazem SSDs, já que mesmo um poderoso Core i7 ou um Ryzen 9 ficam lentos com HDs.

Como escolher um HD e SSD 

Grande parte das máquinas atuais, dos maiores desktops aos notebooks mais simples, permitem o uso de um SSD e um HD simultaneamente. Isso acontece pois trazem uma entrada M.2, utilizada apenas por SSDs, e outra SATA, que permite o uso tanto de um HD quanto um SSD. Ou seja, basicamente todas as máquinas permitem o uso de um SSD, e algumas possibilitam usar um SSD como disco principal e um HD de grande capacidade para dados. 

O mesmo acontece com desktops, que suportam diversos discos simultaneamente. Não é incomum ver máquinas mais avançadas com vários SSDs e HDs, já que existem placas-mãe com até 10 entradas para discos. Máquinas gamer mais recentes já trazem SSDs como armazenamento primário e um HD de pelo menos 1 TB para dados, e alguns suportam até 3 discos simultaneamente (2 M.2 + 1 SATA), como é o caso do G1750 da Avell.

Esse é o cenário ideal: um SSD para o sistema e um HD para arquivos grandes. É importante escolher um SSD de pelo menos 240 GB para evitar problemas com falta de espaço, mantendo os arquivos maiores, como filmes e músicas, no HD secundário. Em uma máquina com apenas um disco, recomendamos um SSD de pelo menos 480 GB, ou um HD de pelo menos 500 GB.

Marcas mais conhecidas

Temos uma grande competição de marcas no Brasil, e destacamos aqui algumas marcas e modelos dignos de nota.

Kingston e HyperX

São basicamente a mesma empresa, mas cada marca mira em segmento diferente. No caso da Kingston temos o A400, um modelo disponível tanto no tamanho de 2.5’ (SATA) quanto M.2, que tem o foco em custo benefício. Temos também o A2000, com foco em desempenho, e o Fury RGB, modelo da HyperX com LEDs pensado para os gamers.

Western Digital

Famosa pelos HDs de alta qualidade, trabalha também com uma linha de SSDs com mesmo nome. Destacamos o WD Green, com foco em custo-benefício.

Crucial

Outra fabricante famosa pelos SSDs com excelente desempenho e foco maior em custo-benefício. Aqui destacamos o BX500, que oferece um dos menores custo por GB do mercado.

Como funciona as ofertas de HD e SSD no Canaltech Ofertas

Acessando a página de HDs e SSDs, tanto SATA quanto M.2, do Canaltech Ofertas você tem acesso a promoções exclusivas com os melhores preços da internet. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas.

Então não deixe de conferir nossa página exclusiva de HDs e SSDs e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de HD e SSD

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.