Conheça a Google

A Google LLC é uma das maiores empresas do mundo no ramo de software e tecnologia da informação. Fundada nos Estados Unidos em 1998, conta atualmente com mais de 85.000 funcionários no mundo todo, sendo uma empresa controlada pela Alphabet Inc. Possui uma grande quantidade de subsidiárias, como a AdMob, Boston Dynamics, DeepMind Technologies, VirusTotal e, claro, o YouTube.

Foi a terceira empresa americana a alcançar o valor de mercado de US$ 1 trilhão, sendo uma empresa bastante conhecida pelo serviço de buscas, mas que atua em diversos segmentos. Mesmo sendo uma das empresas mais valiosas do mundo, ainda adota uma cultura de startup, anunciado produtos inovadores com velocidade e focados na facilidade de uso, uma das explicações do seu sucesso junto com a independência dos departamentos.

Focados principalmente em software, possui dois sistemas operacionais principais: o Chrome OS e o Android. Chegou a trabalhar com parceiros para anunciar smartphones com o “Android puro”, como LG, Motorola e HTC, abandonando a linha Nexus em favor da Pixel, projetados completamente in-house.

Com a criação da Alphabet em 2015, Sundar Pichai foi promovido a CEO da empresa, além de presidente, cargo que ocupa até o momento.

Google no mercado brasileiro

O Brasil é um dos principais mercados da empresa, graças à umas das maiores populações do mundo. Possui dois escritórios, um em São Paulo e outro em Minas Gerais, e trabalha com basicamente todos os seus produtos por aqui. Uma das exceções fica para os produtos da linha Pixel, smartphones top de linha da empresa que não foram anunciados por aqui desde a primeira versão.

Principais segmentos da Google

Sem considerar a grande quantidade de subsidiárias, o Google atua principalmente em três grandes segmentos:

Serviços

Aqui entram, principalmente, o mecanismo de buscas mais utilizado do mundo, o Youtube e o serviço de anúncios da empresa. São os responsáveis pela maior parcela da receita bruta da empresa, além de serem os serviços líderes em cada um dos segmentos que participam. Temos também o Google Play Music, serviço de streaming concorrente do Spotify e do Deezer.

Softwares

Podemos incluir aqui os sistemas operacionais da empresa, como o Android, e os serviços na nuvem disponibilizados de forma totalmente gratuita. A lista aqui é grande, incluindo o Documentos, Planilhas, Apresentações, Google Drive, o Gmail, Agenda e Fotos. São serviços na nuvem, de forma que o usuário pode acessá-los de qualquer lugar do mundo, bastando um navegador e uma conexão com a internet.

Produtos

Aqui entra a linha Pixel, substituindo a linha Nexus, de celulares avançados da empresa. A linha inclui também os fones de ouvido TWS PixelBuds, que trazem o Google Assistente embutido, sendo o principal diferencial dos modelos. Outro segmento é o de Chromebooks, notebooks mais básicos que trazem o Chrome OS, sistema do próprio Google baseado no Linux.

Ofertas Google

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.