Como escolher um Fone Bluetooth

Fones Bluetooth ficaram extremamente populares a partir do iPhone 7, que removeu definitivamente o conector P2. Existem há um bom tempo, naturalmente, mas a demanda por eles cresceu exponencialmente nos últimos anos. Afinal, são práticos na grande maioria das situações, e quem se acostuma a usar dificilmente olha para fones “normais” da mesma forma.

Mas quais são as diferenças entre as centenas e centenas de modelos que existem por aí?

Como funciona o fone bluetooth

Diferentemente do que acontece com uma conexão entre celulares e smart TV, que envolve um roteador como intermediário, o fone de ouvido Bluetooth se conecta diretamente com o dispositivo. Não há intermediários, seja um smartphones, tablet ou mesmo uma smart TV. São dispositivos que contam com bateria, driver, amplificador e circuito responsável pelo áudio de forma independente. E sim: mesmo um modelo pequeno do tipo TWS (True Wireless Stereo) conta com tudo isso.

Podem variar de tipo (headphone, headset, intra auricular, earbuds) e em qualidade, mas o princípio é basicamente o mesmo para todos. E claro, cada um deles trabalha com uma versão do Bluetooth particular, sendo que atualmente é difícil encontrar um modelo atual que não use o Bluetooth 4.2 ou o Bluetooth 5.0.

Bluetooth 4.2

Criado em 2014, possui banda de até 24 Mbps, que conta com segurança aprimorada e melhorias de banda em relação à correção anterior (4.1) e à versão 4 do Bluetooth. É o suficiente para uma boa qualidade de som em praticamente qualquer modelo, mas possui latências mais altas.

Bluetooth 5.0

Criado em 2016, suporta até 40 metros de distância (contra 10 metros dos padrões anteriores), conta com banda aumentada para 50 Mbps e menores latências, sendo uma opção melhor para games. Além disso, é mais estável e possui um controle mais avançado de energia.

Quais são as vantagens e diferenças entre o fone bluetooth para os fones com fios

O grande diferencial dos modelos Bluetooth é, naturalmente, a praticidade. Nada de fios enrolados ou acidentes levantando da mesa sem tirar o fone da cabeça (quem nunca?). Basta parear e usar. Outra vantagem é que ele oferece a qualidade de som que foi projetado de fábrica independentemente do dispositivo que vocês estiver usando. Ou seja, se o seu celular tem um sistema de som ruim, não faz diferença para o fone.

Agora vamos às duas principais desvantagens. A primeira é a bateria que, independemente da autonomia, precisa ser carregada de tempos em tempos. Mais um dispositivo para carregar. E claro, custam mais caros do que um fone “comum”, já que trazem componentes mais avançados, assim como a capacidade de se conectar sem fios.

Marcas mais vendidas no Brasil

Temos quatro principais marcas no Brasil, considerando os modelos mais conhecidos por aí.

JBL

Conta com uma grande quantidade de modelos, indo de modelos mais básicos como o 120TWS até mais avançados, como a linha Quantum.

Samsung

Costuma trabalhar com modelos mais avançados, como o Galaxy Buds e o Galaxy Buds+;

Apple

Posicionada no segmento top de linha, temos os AirPods e os AirPods Pro, além de todos os modelos da Beats, marca que atualmente pertence à empresa.

Xiaomi

Famosa pelos produtos baratos, conta com os AirDots e os AirDots S, focando em um segmento mais acessível de produtos.

Como funciona as ofertas de fones bluetooth no Canaltech Ofertas

Acessando a página de fones de ouvido Bluetooth  do Canaltech Ofertas você tem o benefício de encontrar as principais promoções que encontramos. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas ainda estão ativas, já que há diversos modelos que aparecem em ofertas relâmpago.

Então não deixe de conferir nossa página de fones Bluetooth, dos mais básicos aos mais premium, e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Fone Bluetooth

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.