Como funciona Estabilizador e Nobreak

A grande diferença entre o estabilizador e o nobreak é que este último vem com uma bateria embutida. Isso significa que suportam quedas de energia sem desligar os equipamentos conectados, ainda que por pouco tempo. Ainda assim, é suficiente para permitir salvar o trabalho para não perder nenhum trabalho. Já o estabilizador apenas estabiliza a corrente, mas desliga junto quando acaba a luz.

Dependendo do modelo, nobreaks podem trazer proteção de sobretensão, subtensão, curtos, picos e assim por diante, garantindo que os equipamentos conectados fiquem protegidos. O que explica também o motivo de terem valores que variam algumas centenas a vários milhares de reais.

Indicações para usar Estabilizador

Grande parte dos equipamentos não necessita de um estabilizador. Há alguns anos eles eram comuns, mais utilizados em desktops, mas as fontes das máquinas atuais consegue proteger muito bem os componentes. Na melhor das hipóteses, ele protege contra surtos de tensão, queimando antes, já que conta com um fusível interno.

Em alguns casos, pode ser até prejudicial para a máquina, em especial se ela contar com PFC ativo.

Indicações para usar Nobreak 

Em teoria, nobreaks devem ser utilizados em todos os equipamentos importantes, já que os protege de basicamente todas as variações na corrente elétrica. Trata-se mais de uma recomendação do que propriamente uma prática, já que são produtos relativamente caros.

Como escolher o modelo ideal? Simples: todos os modelos são anunciados com sua capacidade em VA (Volt-Ampere) e um fator de potência, que comumente varia de 0.5 a 1 na maioria dos casos. Basta multiplicar um pelo outro (exemplo: um modelo de 1000 VA com fator de potência 0.8 suporta até 800 watts em equipamentos) e, claro, adotar uma margem de segurança. 

No modelo de 1000 VA que vimos acima (que suporta até 800 watts) e uma boa margem de segurança de 80%, chegamos a 640 watts máximos. Aí basta calcular quanto cada equipamento consome em média e ter a certeza de que eles ficarão protegidos.

Há três tipos de modelos, o standby, o senoidal e o de última conversão. O exemplo que demos serve para os modelos standby, mais acessíveis e fáceis de encontrar. Já os dois últimos possuem casos de uso mais específicos, e costumam ser bem menos acessíveis.

Marcas mais conhecidas

Temos duas principais marcas no Brasil e no mundo:

APC

Uma empresa que nasceu com o foco em soluções de energia trabalha com os modelos Back-UPS 1500VA/825W e BZ1200-BR, com valores 1200VA/600W, já mostrando as potências suportadas com os fatores de potência.

SMS

Outra empresa bastante famosa pelos nobreaks trabalha com os modelos NET4+ 1500VA e o 600va Station II, os principais nas pesquisas dos sites especializados.

Como funciona as ofertas de Estabilizador e Nobreak no Canaltech Ofertas

Acessando a página de nobreaks e estabilizadores do Canaltech Ofertas você tem acesso a promoções exclusivas com os melhores preços da internet. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas.

Então não deixe de conferir nossa página exclusiva de nobreaks e estabilizadores, caso você o considere uma boa opção após a leitura deste artigo. e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Estabilizador e Nobreak

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.