Como escolher um Cartão SD, MicroSD e Chip

Praticamente todos os celulares Android suportam cartões microSD, e diversos modelos trazem entrada para dois chips. Alguns permitem o uso dos três de forma simultânea, enquanto outros trazem uma gaveta híbrida, de forma que o consumidor tenha que escolher entre o microSD e um segundo chip. Mas o que é um chip e um microSD? E mais: qual é a diferença entre o microSD e o cartão SD? Vamos entender isso neste artigo.

O que significam os números e letras nos cartões SD e micro SD

Há diversos tipos de cartões microSD de acordo com a capacidade e velocidade. O termo “microSD”, propriamente dito, se refere a cartões de até 2 GB, atualmente bastante raros. Em seguida temos o microSDHC, onde o “HC” no final quer dizer, “High Capacity” (“alta velocidade”, em tradução livre), indicando capacidades entre 1 GB e 32 GB. O próximo passo é o microSDXC, que suporta até 2 TB, que ainda são bastante raros.

Esses são os três formatos mais populares no momento, indicando a capacidade máxima de cada um. Temos também indicadores de velocidade, caso do suporte ao UHS (“Ultra High Speed”), que pode ser de três versões: 

Versões do UHS

  • UHS-I: velocidades de até 104 MB/s
  • UHS-II: velocidades de até 312 MB/s
  • UHS-III: velocidades de até 624 MB/s

Além das versões, temos as classes, indicando as velocidades mínimas do cartão:

Classes do UHS

  • Classe 2: pelo menos 2 MB/s;
  • Classe 4: pelo menos 4 MB/s;
  • Classe 6: pelo menos 6 MB/s;
  • Classe 10: pelo menos 10 MB/s;

Alguns fabricantes usam classificadores diferentes, como:

  • U1: pelo menos 10 MB/s;
  • U3: pelo menos 30 MB/s;

Cartão SD, microSD e chip

O que mostramos acima sobre os cartões microSD também se aplicam aos cartões SD. São basicamente idênticos, variando no tamanho, e pode-se utilizar  um cartão microSD em um cartão SD com um adaptador. Cartões SD são mais utilizados em dispositivos maiores, como notebooks e câmeras fotográficas, enquanto os microSDs são comuns em smartphones e tablets.

Já os chips não podem ser acessados diretamente, ainda que tragam um pequeno armazenamento interno. São utilizados por operadoras para atribuição de números de telefone e armazenamento de alguns dados, como contatos.

Como escolher cartão de memória para celular

Atualmente é difícil encontrar cartões microSD ou SD com menos de 8 GB de capacidade, mas alguns cuidados são necessários. Como vimos, eles podem trabalhar com diferentes velocidades, algo importante de ser observado especialmente para quem pretende utilizá-lo como armazenamento de mídia.

Smartphones modernos conseguem filmar até com resolução 8K, e o 4K já é bastante comum, então é importante observar os indicadores de velocidade que vimos acima. Cartões com maior capacidade são geralmente mais rápidos, mas é importante conferir antes da compra.  

Aqui entra um outro indicador de velocidade importante, especialmente para smartphones.

Acesso aleatório

Temos duas classes:

  • A1: leituras/escritas aleatórios mínimas de, respectivamente, 1500/500 IOPS;
  • A2: leituras/escritas aleatórios mínimas de, respectivamente, 4000/2000 IOPS;

IOPS significa “input/output operations per second”, uma medida de velocidade de acesso a pequenas quantidades de dados. O padrão A1 cumpre os requisitos de apps e jogos básicos, enquanto o A2 é necessário para games mais modernos e uma experiência geral mais fluida.

Como escolher cartão de memória para fotografias e filmagens

Tudo o que vimos sobre as capacidades e velocidades dos cartões microSD e SD também podem ser utilizados para câmeras fotográficas. Câmeras de vídeos trazem uma exigência de performance extra, especialmente com resoluções maiores.

Padrões de velocidade de vídeo

  • V6: velocidade mínima de 6 MB/s;
  • V10: velocidade mínima de 10 MB/s;
  • V30: velocidade mínima de 30 MB/s;
  • V60: velocidade mínima de 60 MB/s;
  • V90: velocidade mínima de 90 MB/s;

Notem que o “V” indica o foco do cartão SD ou microSD para vídeo. Uma observação importante é que recomenda-se um modelo V60 para gravações em 4K e V90 para gravações em 8K. No caso dos cartões microSD que suportam essas velocidades, eles também podem ser utilizados em smartphones e tablets.

Como funciona as ofertas de Cartão SD, MicroSD e Chips no Canaltech Ofertas

Você pode acessar a página de cartões SD, microSD e chips do Canaltech Ofertas para ter acesso às principais promoções que encontramos. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas, então não deixe de conferir o modelo com melhor capacidade e que atenda aos requisitos da aplicação que você pretende utilizar.

Acesse nossa página exclusiva de cartões SD, microSD e chips e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Cartão SD, MicroSD e Chip

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.