Como escolher o carregador de celular

Escolher carregadores de celular focando apenas no preço é um mal negócio. Não apenas pela qualidade em si, já que alguns modelos podem até danificar o aparelho, mas também por não aproveitar o máximo do carregamento rápido. Alguns modelos suportam até 65 watts de potência, carregando completamente a bateria em minutos, e são poucos modelos capazes de oferecer tanta energia. 

Mas não é apenas isso: temos alguns detalhes importantes na hora de escolher um carregador novo para o seu celular.

Diferentes tipos e Capacidade do carregador de celular

Além da potência, carregadores também trazem conectores próprios. O padrão USB ainda é utilizado pela maioria, mas o USB tipo C está lentamente entrando em cena inclusive nos carregadores. O que é ótimo, já que, além de reversível, você não precisará mais se preocupar em qual ponta escolher, caso do Galaxy A71 anunciado em 2020.

Alguns modelos trazem o cabo preso ao carregador, comum em carregadores mais potentes. Ou seja, é importante observar qual é o conector antes da compra. E uma observação sobre carregadores mais potentes: eles devem ser utilizados com cabos compatíveis e certificados. Caso contrário, na melhor das hipóteses o celular carregará lentamente. Na pior, pode causar um acidente.

É importante focar em produtos certificados de marcas conhecidas pela qualidade, já que modelos “baratinho” podem danificar seriamente o aparelho.

Velocidade do carregamento

Alguns modelos realmente carregam muito rapidamente, mas isso não significa que um carregador potente funcione em todos os modelos. Por exemplo, se plugarmos um carregador de 25 watts em um modelo que suporta apenas 10 watts, ele carregará com uma velocidade menor. Aliás, pode carregar até mais lentamente do que o carregador original, já que tanto carregador quanto aparelho devem “conversar” sobre a potência.

Explicamos: mesmo que um modelo de 25 watts seja conectado em um celular de 25 watts, eles podem não ser compatíveis. Deve-se observar os níveis de tentão e corrente de cada um. Para o celular 15 watts (5V, 3A) é diferente de 15 watts (10V, 1,5A). Nesses casos, ele cai para o padrão de apenas 5 watts (5V, 1A), suportado por todos os smartphones.

Um bom exemplo é o iPhone 11 Pro, que vem com um carregador de 18 watts. Modelos de 18 watts não necessariamente o carrega com a mesma velocidade. É sempre importante verificar se a potência anunciada é compatível com o modelo em questão.

Cuidados com o cabo do carregador de celular

Você pode acessar a página de carregadores do Canaltech Ofertas para ter acesso às principais promoções que encontramos. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas, e é importante conferir se ele é compatível com o seu celular antes de qualquer coisa.

Então não deixe de conferir nossa página exclusiva de carregadores e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Carregadores de Celular

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.