Como escolher a Câmera Digital ideal para você

A praticidade na hora de tirar fotos e gravar vídeos atualmente é algo relativamente recente. Antes precisávamos comprar um filme fotográfico com uma quantidade fixa de possíveis fotos (errar a foto não era uma opção!), e em seguida mandar revelar. E o pior: não era possível saber se a foto estava boa ou não até que a foto fosse revelada!

Câmeras digitais tornaram esse processo muito mais simples. Não apenas podemos tirar quantas fotos quisermos, mas também ver imediatamente se ela ficou boa ou não e até mesmo editá-la na hora. Mais do que isso: tornaram o processo de tirar fotos muitos mais acessível, transformando qualquer pessoa em um fotógrafo amador tanto com câmeras digitais quanto com smartphones.

Diferenças entre as câmeras digitais e câmeras de celular

Smartphones são insuperáveis em praticidade, especialmente na hora de tirar fotos. Afinal, eles estão sempre conosco, bastando tirá-lo do bolso, apontar e atirar. Isso sem deixar de mencionar que a qualidade dos sensores de câmera dos smartphones melhoraram de forma impressionante com o passar do tempo. Mas ainda há sim espaço para as câmeras digitais.

Em primeiro lugar, elas possuem apenas a função de registrar imagens, sendo especializadas nisso. Ou seja, são inteiramente projetadas para tirar a melhor foto possível, trazendo chips criados especialmente para aprimorar os detalhes. Costumam trazem maior capacidade de zoom e controles manuais mais sofisticados. Fora que smartphones com boas câmeras estão no segmento premium, sendo bem mais caros que uma câmera digital convencional.

Tipos de câmeras

Temos diversos tipos de câmeras digitais, cada uma com seus pontos fortes:

Compactas

Popularmente conhecidas como “point and shoot” (apontar e atirar), as câmeras compactas são bastante simples e podem ser encontradas com valores bastante acessíveis. Não permitem a troca de lentes, mas são capazes de registrar imagens com bastante qualidade.

Mirrorless

Em inglês, “mirrorless” significa “sem espelhos”, indicando a ausência de espelhos internos e, consequentemente, do famoso viewfinder (onde os fotógrafos geralmente olham na hora de tirar uma foto). Em vez disso trazem uma tela digital para o usuário ver para onde está apontando, e a grande vantagem aqui é que as câmeras são mais compactas e leves do que as DSLRs. Isso sem deixar de lado a possibilidade de troca de lentes.

DSLR

DSLR (Digital Single-Lens Reflex) é praticamente sinônimo de câmera profissional, em especial pelo altíssimo nível de controle manual e da variedade de lentes disponiveis. São as mais caras (e pesadas) da quatro, mas também as que mais oferecem qualidade.

Superzoom

São câmeras especializadas em fotos à distância, trazendo lentes fixas. Geralmente trazem sensores pequenos, mas são competentes no que se propõem. 

Marcas mais vendidas de câmeras digitais no Brasil

Canon

Uma das preferidas dos brasileiros, em especial pelos modelos semi profissionais e profissionais, como a Rebel SL3 e a Rebel T7 Premium.

Nikon

A japonesa também tem opções interessantes nos segmentos de compactas, como a CoolPix P900 e D5300.

Sony

Conhecida pelas famosas câmeras mirrorless, a japonesa conta com alguns modelos bastante populares por aqui, como a Alpha A7 III e A6400.

Acessórios para câmeras

Não podemos nos esquecer dos acessórios de câmera, tanto para protegê-las quanto para agregar funções a elas. Vamos a eles:

Bolsas e mochilas

Grandes ou pequenas, é importante transportar sua câmera de maneira correta para não danificá-la. Bolsas para as compactas e superzoom costumam ser menores, mas as utilizadas em DSLRs e Mirrorless podem ser verdadeiras mochilas. Afinal, ali colocamos lentes extras, microfones, flashs, baterias extras e assim por diante.

Flash

Grande parte dos modelos já trazem flash embutido, mas flashs externos podem ser necessários em situações mais exigentes.

Tripé

Oferece mais estabilidade à câmera e permite o uso de ângulos diferentes na hora de tirar fotos e gravar vídeos.

Lentes

Como vimos, os modelos DSLR e Mirrorless permitem o uso de diversos tipos de lentes, como zoom, abertura fixa, dentre vários outros.

Baterias

Fotógrafos profissionais costumam ter vários baterias à disposição, trocando-as sempre que necessário para continuar seu trabalho.

Variações de câmeras

Além dos quatro tipo de câmeras que vimos acima, elas podem ser classificadas por tipos:

Câmeras 360

Utilizam duas ou mais lentes para registrar tudo o que está à volta da pessoa, registrando uma imagem ou um vídeo que pode ser visualizado sem perdas em softwares especializados.

Câmeras de ação

Muito utilizadas por atletas, as câmeras de ação contam com uma altíssima estabilidade de imagem e são mais resistentes do que as câmeras convencionais. Foram criadas exatamente para situações extremas, como pular de paraquedas ou surfe, e os modelos da GoPro são os mais famosos.

Amadoras

Criadas para quem busca praticidade de um preço acessível, são modelos mais básicos que geralmente trabalham no automático, sendo uma boa opção para quem busca economizar.

Semi profissionais

São o meio termo tanto em preço quanto em recursos, trazendo um bom nível de opções manuais ao mesmo tempo em que não custam tão caro quanto as profissionais. São geralmente procuradas por fotógrafos amadores.

Profissionais

Modelos recheados de opções manuais, sensores de altíssima qualidade e capacidade de utilizar diversos tipos de lente. São utilizadas por fotógrafos profissionais e podem ser encontradas à venda sem lentes, e estas podem custar mais do que a própria câmera. São as mais caras da lista, e geralmente não são uma boa opção para não-profissionais.

Filmadoras

Especializadas e vídeo, possuem sensores especializados para quem busca apenas essa função, sendo geralmente mais baratas do que as câmeras profissionais.

Drones

Ficaram populares pode permitirem registrar momentos impossíveis de reproduzir com câmeras normais, trazendo câmeras embutidas geralmente de alta qualidade.

Como funciona as ofertas de câmeras no Canaltech Ofertas

Agora que aprendemos bastante sobre câmeras digitais, não deixe de entrar no Canaltech Ofertas para conferir as principais promoções que encontramos. Todos os produtos passam por uma curadoria interna, onde selecionamos apenas ofertas de verdade, para quem você encontre a melhor ofertas.

Ofertas de Câmera Digital

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.