Como funciona uma calculadora científica

Calculadoras “físicas”, por assim dizer, estão lentamente caindo em desuso, sendo substituídas pelos aplicativos disponíveis tanto para o Android quanto para o iOS. Há pouco mais de uma década eram praticamente onipresentes nas mochilas dos principais cursos de exatas, indo de engenharia a economia financeira, e ainda trazem o seu papel exatamente por servirem exatamente para esse propósito. Nada de notificações de Whatsapp em calculadoras físicas.

Trazem exatamente as funções essenciais para a grande maioria das manipulações algébricas. Funções como seno, exponenciação e modos em graus e radianos possuem botões dedicados, assim como processadores simples e extremamente especializados nestas funções. Além disso, contam com baterias que duram anos a fio, sendo dispositivos que podem ser “sacados” rapidamente da mochila prontos para uso.

Vale dizer que, enquanto smartphones são proibidos em salas de aula (o que é compreensível, já que possuem acesso à internet), calculadores podem ser utilizadas até mesmo em provas. Em alguns casos, ela é inclusive imprescindível. Então ainda possuem o seu papel, mas sim, há apps de smartphone que executam as mesmas funções.

Diferenças entre a calculadora científica e a financeira

Calculadoras financeiras eram conhecidas como equipamentos especialmente caros até mesmo para os padrões atuais. O modelo HP 12c (com capinha de couro!), além de icônico, era bastante inacessível antes dos smartphones se tornarem populares. Isso se deve tanto à sua especialização quanto ao uso, executando cálculos de forma rápida e precisa de qualquer magnitude.

Não são calculadoras “comuns”, e costumam intimidar marinheiros de primeira viagem, já que ela não é intuitiva. Como é focada em estatística e cálculos financeiros (juros compostos, amortizações, desvio padrão, regressão linear e assim por diante), acabam exigindo um treinamento específico para utilizá-las. 

Como escolher a calculadora científica

Há uma pequena variedade de modelos no mercado, e todas elas trazem basicamente as mesmas funções. Grande parte deles gira em torno de R$ 50, como é o caso da HP 10s+ e da FX-82MS da Casio, ambas perfeitamente capazes de atender estudantes e profissionais. De qualquer forma, é importante escolher um modelo de uma marca conhecida, já que são produtos que costumam funcionar por anos a fio quando construídos com boa qualidade.

Ofertas de Calculadora Cientifica

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.
17 dez Calculadora Científica Elgin CC240
Amazon
a partir de

R$2490

Calculadora Científica Elgin CC240