Como escolher o melhor cabo USB

Uma das grandes inovações do padrão USB é padronizar o tipo de conexão utilizada por uma variedade de dispositivos. No computador, por exemplo, uma porta USB pode ser utilizada para mouses, teclados, impressoras, monitores e até mesmo para carregar o celular. Mas como saber qual é o padrão utilizado pelo celular que temos em mãos?

Apesar de ser um protocolo universal (afinal, USB significa Universal Serial Bus), temos diversos tipos de conectores. Mas é simples identificar cada um, como veremos.

Como saber qual USB é compatível com meu celular 

Temos, basicamente, dois grandes fabricantes de sistemas móveis: Apple e Google. A primeira fabrica o iOS, utilizado no iPhones, e o iPadOS, utilizado nos iPads. Já o Google desenvolve o Android, mesmo sistema utilizado tanto em celulares quanto tablets. Mas, dependendo da fabricante, segmento e idade do aparelho, temos tipos de cabos diferentes.

Androids mais básicos ainda utilizam o microUSB (ou, formalmente microUSB tipo B), que foi o padrão durante muito tempo. É um conector pequeno não reversível, mas está lentamente sendo abandonado em favor do USB tipo C, que é reversível, mais moderno e capaz de suportar mais energia. É utilizado tanto nos smartphones Android intermediários e avançados quanto nos iPads Pro. 

Já os iPhones utilizam o famoso conector Lightning, tanto nos iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max quanto no iPhone SE 2, sendo o mesmo padrão utilizado desde o iPhone 5. Basicamente, esses são os modelos disponíveis, e vale destacar que o mercado está evoluindo em favor do USB tipo C, que se tornou o padrão entre basicamente todas as marcas.

Quais tipos de cabo USB temos no mercado

Como vimos, temos basicamente três tipos, e cada um deles conta com uma enorme variedade de fabricantes fornecendo acessórios.

microUSB

Possui diversos tamanhos, costumam ser mais finos por trabalharem com um nível de energia menor.

USB tipo C

Basicamente o padrão atual, suportando um nível maior de energia e capaz de transportar diversos tipos de sinal, como dados, internet e vídeo. São mais caros que os cabos microUSB e, dependendo do modelo, suporta um nível máximo de energia (20, 30, 50 watts e assim por diante).

Lightning

São comercializados diretamente pela Apple e também por terceiros, trazendo um preço geralmente maior pelas certificações exigidas pela empresa, assim como licenciamento.

Como funcionam as ofertas de cabos USB no Canaltech Ofertas

Você pode acessar a página do Canaltech Ofertas para ter acesso às principais promoções que encontramos de cabos USB, independentemente do tipo. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas, já que algumas promoções duram apenas algumas horas.

Então não deixe de conferir nossa página exclusiva de cabos USB e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Cabos USB

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.