Como funciona uma Assistente Virtual

Assistentes virtuais estão lentamente caindo no gosto dos brasileiros, trazendo funcionalidades e vantagens que estão cada dia mais perceptíveis. Além de responder às mais variadas perguntas, configurar alarmes e tocar músicas, podem controlar diversos dispositivos da casa. 

Comandos como “Google, vai chover amanhã?” e “Alexa, desligar as luzes da sala” passaram a fazer parte da vida das pessoas. E, como toda nova tecnologia, seus recursos se tornam cada vez mais poderosos, úteis e especialmente, acessíveis. Então vamos entender mais sobre as assistentes virtuais.

O que é assistente virtual

Uma forma simples de explicar o que é uma assistente virtual é dizer que é uma tecnologia de inteligência artificial. Não facilitou, né? Trata-se de um algoritmo extremamente bem construído para entender o que o usuário quer e responder de acordo. O grande sucesso da tecnologia é que ela não entende apenas comandos fechados, mas o que o usuário “quis dizer”. 

Por exemplo, se você usar uma Alexa da Amazon (já falaremos sobre isso) e dizer “desligue as luzes do quarto” ou “apague as luzes do quarto”, ela entenderá da mesma forma. Você quer que ela desligue as suas luzes, que estão no quarto, e agora. Não é necessário dizer um comando fechado, e exatamente por isso esses algoritmos são tão “inteligentes”. 

Parece coisa de série de ficção científica, né? Nem um pouco. Vamos ao próximo item.

Como usar uma assistente virtual

Por incrível que pareça, você provavelmente já tem uma assistente virtual à disposição e não usa. Tem um smartphone Android? Pode contar com o Google Assistente. iPhone? Vem com a Siri da Apple. Usa o Windows 10? Basta acionar a Cortana, assistente virtual embutida. 

A parte legal é que você não precisa “fazer um curso” para utilizar nenhuma delas: basta começar e testar o que funciona. Esse é o ingrediente de sucesso das assistentes virtuais: sua intuitividade. Utilizam algo conhecido como “aprendizado de máquina”, um nome bonito que significa que ela aprende como atender ao seu pedido. 

Mas cuidado! Depois de começar a usar uma assistente virtual, qualquer uma, você vai se acostumar rapidamente. Em pouco tempo, perguntar para o seu celular que horas são parecerá mais natural do que olhar a hora.

Marcas de assistente virtual no Brasil 

Tá, mas quantas assistentes virtuais nós temos por aí? Bom, na prática, dezenas, mas temos 5 principais:

Alexa

Uma das mais famosas do Brasil, está incorporada na linha Echo de dispositivos inteligentes da empresa. Também tem um aplicativo disponível para smartphone, tanto Android quanto iOS, e é uma das mais compatíveis com os equipamentos de automação residencial por aí. 

Pode facilmente se comunicar com lâmpadas, sensores de portas, ar condicionado, tomadas inteligentes e até mesmo ventiladores. Basta conferir a compatibilidade e se divertir.

Assistente

O Google prezou pela simplicidade, chamando sua assistente de….”Assistente”. Está disponível tanto para os smartphones Android quanto para os iPhones, além de contar com assistentes dedicados, como o Nest Mini, que vem com a mesma inteligência dos smartphones em uma caixa de som dedicada a isso.

Bixby

Assistente virtual exclusiva da Samsung, está presente na grande maioria dos aparelhos da linha Galaxy. Podem trazem um botão dedicado, e oferecem um controle maior sobre o smartphone pelo usuário.

Cortana

Disponível no Windows 10, realmente ajuda quem busca automatizar tarefas no sistema operacional da Microsoft. Ou ainda responder perguntas e até mesmo contar piadas. Piadas bem...bom, confira por conta própria dizendo para a Cortana: “Ei Cortana! Conte uma piada”.

Siri

Assistente pessoal da Apple disponível nos iPhones, iPads, Macs e no HomeKit, uma “Alexa da Apple”. Pouco comum no Brasil, já que não chegou oficialmente, tem o diferencial de se integrar melhor com os equipamentos da própria Apple, como a Apple TV.

Como funciona as ofertas de assistente virtual no Canaltech Ofertas

Você pode acessar a página de assistentes virtuais do Canaltech Ofertas para ter acesso às principais promoções que encontramos. Nossa curadoria não apenas pesquisa as melhores oportunidades como também verifica se elas estão ativas, já que promoções da linha Echo da Amazon e do Google Nest Mini são frequentes.

Então não deixe de conferir nossa página exclusiva de assistentes virtuais e escolha a que for melhor para você!

Ofertas de Assistente Virtual

Fique atento à data de publicação de cada produto, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.